A gravidez é o acontecimento mais marcante na vida de uma mulher e é a área do ultrassom na qual eu tenho o maior prazer em trabalhar! Vou dar aqui detalhes de alguns dos principais exames que o seu obstetra te pedirá durante a sua gravidez e de assuntos relacionados.
O que esperar do um ultrassom no primeiro trimestre?
O que esperar do um ultrassom no segundo trimestre?
Vou detalhar algumas coisas referentes a cada período e as principais dúvidas que toda mamãe tem. Antes, deixarei aqui algumas informações sobre aquilo que o ultrassom NÃO É CAPAZ de diagnosticar:
1) Ele não consegue definir com exatidão a data do parto nem se este será normal ou cesáreo, mesmo que o bebê esteja com a cabeça viradinha pra baixo.
2) Ele não consegue dar certeza de um descolamento de placenta numa gravidez avançada.
3) Ele não é capaz de descartar defeitos na anatomia fetal no terceiro trimestre, pois as partes fetais já estão muito grandes, normalmente dobradas sobre si mesmas. Essa avaliação é feito no ultrassom morfológico de segundo trimestre.
4) Não serve para ver a dilatação do colo na hora do trabalho de parto – esse diagnóstico é clínico;
5) Não serve pra dizer a idade gestacional exata se a gravidez já passou do primeiro trimestre pois a margem de erro pode chegar a 3 semanas.
6) Não tem boa “visibilidade” em pacientes com sobrepeso ou obesos devido ao borramento na tela que ocorre durante o exame desses pacientes.
7) Não pode afirmar se houve ou não rotura das membranas amnióticas caso o líquido esteja normal.