Qual o sexo do meu bebê?

sexo do bebê

Oi gravidinhas!

Acho que essa é a pergunta mais frequente durante os exames de ultrassom. E quanto mais novinho o feto, parece que maior é a curiosidade materna. A descoberta do sexo fetal envolve a mãe emocionalmente de uma maneira especial e a ansiedade pela descoberta é certa. A mamãe já quer espalhar pros quatro ventos se está esperando menino ou menina, já pensa no enxoval e tudo o que tem planejado em mente.

A ultrassonografia mudou radicalmente essa realidade, com aparelhos cada vez mais modernos e precisos. O sexo fetal (externo) feminino e masculino são praticamente iguais até a 11a semana de gestação, e só a partir daí começam a se diferenciar em pênis e vulva. Existem alguns estudos, com muitas participantes a fim de saber qual a porcentagem de acerto do sexo fetal entre 11 e 14 semanas. As taxas de acerto giram em torno de 60% com 11 semanas, 85% com 12 semanas e 90% com 13 semanas.

Como o sexo fetal se mostra ao ultrassom?

Sexo Feminino à esquerda e Masculino à direita.

O tubérculo genital (que dá origem à genitália externa) começa a se diferenciar com 11 semanas. Nas meninas assume uma posição paralela ao maior eixo do feto, enquanto nos meninos, assume uma posição mais verticalizada.

Fatores que influenciam na identificação

* Obesidade materna: uma limitação da ultrassonografia é a gordura abdominal. Ela “atrapalha” o ultrassonografista de ver a imagem na tela.

* Posição fetal: não adianta. Se o feto fechar as pernas e tiver uma parte do cordão umbilical em cima do sexo, não dá pra ver! A gente não vê através de uma bola de cristal 😉

* Experiência do Ultrassonografista: claro, quanto mais experiência e quanto mais acertos, mais confiança você terá no médico.

Resumindo, não fique triste se você estiver na época do exame da Translucência e o médico não conseguir nem palpitar… O feto deve estar numa posição ideal pra que o médico possa ver o tubérculo genital e poder arriscar um palpite. Para as mamães muito ansiosas já é possível realizar um teste de Sexagem Fetal através do sangue a partir da 8a semana de gestação com acerto de 99% e custa em média $400 reais.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: