O Primeiro Trimestre

primeiro trimestre gravidez

Oi gravidinhas!

O início da gravidez é rodeado de mistério, fantasia e curiosidade. Seu pré-natal deve começar imediatamente e logo logo o seu médico irá te pedir uma bateria de exames, incluindo uma ultrassonografia transvaginal. A ultrassonografia consegue identificar o saco gestacional (uma bolsinha d'água onde o bebê desenvolve) a partir de 4 semanas, e o embrião a partir da quinta semana. Então calma! Não precisa ir correndo fazer o exame pois no comecinho realmente não dá pra ver muita coisa. O principal objetivo do ultrassom é identificar o local da gestação, se dentro ou fora do útero, a presença dos batimentos cardíacos do embrião e o tempo exato da gravidez. Quanto mais cedo, mais exato é o tempo da gestação.

Leia também:
* Exame endovaginal
*
 Morfológico de Primeiro Trimestre

O primeiro trimestre da gravidez é o mais delicado de todos. O embrião irá desenvolver todos os órgãos e estruturas que um ser humano tem até 12 semanas completas e todo cuidado materno é pouco a fim de que a formação fetal seja perfeita. Além do pré-natal e das vitaminas indicadas, a mamãe deve se alimentar bem, tomar muito líquido, descansar e não realizar exercícios físicos pesados.

primeiro trimestre

Foto acima: feto de aproximadamente 8 semanas.

Na época das 12 semanas (na verdade, entre 11 e 13 semanas e 6 dias), é realizado o rastreamento da Síndrome de Down, dentre outras síndromes, possíveis defeitos cardíacos  pela medida da Translucência Nucal, a famosa "nuquinha". O exame Morfológico de primeiro trimestre também é realizado nesta fase, onde se pesquisam outros marcadores cromossômicos, como doppler de Ducto Venoso, ângulo facial, regurgitação da válvula tricúspide, medida do osso nasal e translucência intracraniana. 

TRANSLUCÊNCIA NUCAL
ultrassonografia
MORFOLÓGICO DE PRIMEIRO TRIMESTRE

Faça seu comentário, pergunta, ou deixe uma idéia para um novo post 🙂

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: