As 10 principais dúvidas de mães de primeira viagem 

primeiro filho

Oi gravidinhas!

Eu fico sempre buscando grupos que gostem de compartilhar experiências e dúvidas durante a gravidez. No Facebook tem só uns 345.276 grupos! Kkkk

E sempre vejo algumas dúvidas mais frequentes. Resolvi então citar algumas delas aqui. Talvez eu consiga te esclarecer uma outra.

Vamos lá?

1- O bebê respira dentro do útero?

Não, queridas. O processo de oxigenação do sangue do bebê é feito pela placenta através do cordão umbilical. O cordão tem vasos que levam o sangue “sujo” do bebê pra mãe poder limpar em seu corpo, e outro vaso que traz sangue limpinho pro bebê, cheio de oxigênio e nutrientes.

2- Quanto mais cabelo o bebê tem, mais azia a mãe sente?

São vários os dizeres populares, principalmente quando envolve a gravidez e o nascimento de um bebê. Não há nada científico nisso, mas é passado de geração em geração. A azia é consequência direta dos hormônios da gravidez que atacam o estômago causando desconforto. Eu tive dois meninos, os dois nasceram praticamente carequinhas. No primeiro tive muita azia, no segundo nem precisava tomar remédio pra isso 🙂

3- O bebê faz xixi dentro do útero?

Quase inacreditável, mas ele faz sim! Mas a natureza é tão perfeita que não deixaria um bebezinho indefeso no meio de tanto xixi, né? O líquido que o bebê engole e faz xixi é clarinho, não tem cheiro nem gosto. Aquela cor e cheiro que estamos acostumados só existe porque são os nossos rins que filtram o sangue e jogam as impurezas na urina. Na gravidez, quem filtra o sangue do bebê é o rim da mamãe! Sim, através do cordão umbilical.

4- O bebê faz cocô dentro do útero?

Isso não, aliás, quando acontece, é normalmente no final da gravidez e é sinal de que o bebê está em sofrimento. O normal é que o bebê faça cocô só depois de nascer.

Leia também:
* Exame de Translucência Nucal
* Exame morfológico de segundo trimestre

5- O bebê “encaixa” com quantos meses?

Esse termo “encaixar” é uma maneira simples de dizer que a cabecinha está na pelve, virada pra baixo. Cada bebê se movimenta de um jeito. A maioria já fica de cabeça pra baixo no sétimo mês, outros ficam sentadinhos a gravidez toda, como foi o meu caso, na minha primeira gravidez. O bebê pode virar de cabeça pra baixo a qualquer hora. O importante é que, a partir de 35 semanas considera-se a posição fixa, ou seja, ele está muito grande e com pouco espaço pra virar 180o.

6- O bebê escuta lá de dentro?

Sim, a partir do 4o ou 5o mês o bebê já escuta as vozes e barulhos aqui de fora e até reage com um susto, às vezes. Então, pode conversar bastante com o seu baby e colocar música pra ele ouvir que ele, sim, te escuta.

7- Um bebê, na época do morfológico de segundo trimestre, já está todo formadinho?

Meninas, o final da formação do bebê se dá com 12 semanas! Aos 3 meses o seu bebê já está formadinho. Já mexe, engole o líquido, faz xixi, abre o olho, tudinho! Só vai crescendo e desenvolvendo os órgãos, sendo o pulmão, o último a amadurecer.

8- Dá pra ver o sexo do bebê com 10 semanas?

Ver? Pelo ultrassom não dá, simplesmente porque o sexo externo do bebê começa a se diferenciar entre menino e menina a partir da 11a semana. No meu post que fala do sexo fetal eu falo das porcentagens de acerto em cada idade gestacional. Só a partir da 12a semana é que dá pra dar um palpite. Com 10 semanas a única maneira de se saber o sexo com precisão é através da sexagem fetal, colhendo-se o sangue da mãe.

9- Comer chocolate faz o bebê se mexer mais?

Sim, pois o bebê recebe uma carga extra de açúcar no sangue através do cordão umbilical. Mas não é só o chocolate que faz isso não. Qualquer alimentação como almoço ou um lanche tem o mesmo efeito. Vale lembrar que alguns bebês são preguiçosos mesmo e, mesmo que a mamãe se alimente, continuam dormindo profundamente. 

Leia também:
* Perfil Biofísico Fetal
* Líquido Amniótico – O que é normal?

10- Eu só posso dormir virada pro lado esquerdo?

Existem alguns estudos que compravam que deitar pro lado esquerdo favorece a oxigenação do bebê. Mas calma, não quer dizer que se você acordar no meio da noite e estiver virada pro lado direito que seu bebê está correndo algum risco. E claro, como todo estudo, ainda falta muito pra se confirmar com exatidão.

Gostaram das explicações? Se tiverem mais alguma dúvida podem deixar escrito aí em baixo que eu respondo logo.  Beijinho no coração 

Foto do cabeçalho: meu caçula com 5 dias de vida