Exame Endovaginal


O que é o exame de ultrassom pélvico endovaginal?

Ultrassom é uma método de imagem não invasivo que estuda os órgãos pélvicos femininos, em especial o colo do útero, útero e ovários. Como o próprio nome já diz, ele é feito por via vaginal através de uma sonda que emite ondas de som e reproduzem imagens numa tela de computador.

Como o exame é realizado?

Muita gente morre de medo só de ouvir falar… A amiga fez e disse que o dela doeu muito e, assim, você já chega na sala para o seu primeiro exame mais tensa do que couro de tamborim… Mas não é bem assim. Vou te explicar desde o começo.

Você será orientada a ir de bexiga cheia ou vazia, dependendo do protocolo da clínica. A bexiga cheia serve para o ultrassonografista olhar por cima da barriga e ter uma visão geral da pelve. Para o exame endovaginal (ou transvaginal), é necessário esvaziar completamente a bexiga para que o útero assuma uma posição ideal para o exame. Você receberá uma vestimenta confortável e deverá ficar em posição ginecológica na cama durante o exame. Quanto mais próxima a estrutura ou órgão estudado da sonda de ultrassom, maiores são os detalhes que se podem obter.

Leia também:
* Síndrome dos Ovários Policísticos
* Endometriose

No momento do exame é colocado um preservativo descartável com um pouco de gel à base de água na ponta, para facilitar a introdução e não causar muito desconforto. A sonda endovaginal é fina e comprida com a ponta arredondada e apenas uma parte dela é introduzida com cuidado na vagina, encostando no colo uterino (a sonda não entra no útero, fica somente na vagina). Um desconforto leve pode acontecer, mas dor, não. (Exceção para quem apresenta alguma complicação ou sofre de vaginismo). Após o exame, uma pequena quantidade de gel ainda pode ficar dentro da vagina.

exame endovaginal

 

O que pode ser visto no exame?

O exame pode ser pedido simplesmente por contar de um check-up ginecológico, pesquisa de dor pélvica crônica ou porque seu médico suspeitou de alguma quando te examinou em seu clínica. É possível estudar todo o útero, o endométrio (camada interna do útero) e também os ovários. São feitas medições do volume do útero que variam de acordo com a quantidade de partos e dos ovários que variam com a menopausa ou não. É possível identificar pólipos, miomas uterinos, cistos ovarianos, ovários policísticos ou possíveis tumores. O diagnóstico de câncer de colo de útero só é feito pelo exame de prevenção, o Papanicolau, não pelo ultrassom. Já as trompas e a vagina são parcialmente visibilizadas. O exame de gravidez de primeiro trimestre (até 12 semanas) também é realizado por via endovaginal. Outras indicações do exame endovaginal seriam o rastreamento da ovulação e contagem do número de folículos existentes nos ovários, chamado “Avaliação da reserva ovariana” que é uma maneira de prever se pode haver algum tipo de dificuldade para engravidar. 

ultrassom
Útero normal com a medida do endométrio.

Quem pode fazer esse exame?

Qualquer pessoa que já teve relação sexual pode fazer este exame, inclusive idosas. Pacientes virgens só podem fazer o exame pélvico transabdominal (por cima da barriga) por questões óbvias. Pacientes que tem essa região mais sensível ou chegam muito ansiosas para fazer o exame podem se queixar de dor ou incômodo. Dependendo do grau de dor, a sonda pode ser retirada e o exame complementado por cima da barriga, mas a paciente deverá encher a bexiga novamente. A menstruação não contraindica o exame, sendo uma questão mais pessoal da mulher não fazê-lo durante os dias de sangramento.

Faça seu comentário, pergunta, ou deixe uma idéia para um novo post 🙂

174 cometários sobre “Exame Endovaginal

  1. Olá dr meu exame que fiz dia 28/12/17 deu 2,0 que abaixo e negativo. Foi um agora dia 12/01/18 peguei o resultado hoje e deu 60,9 estou ou não ? Não sei exatá mente porque minha regra não desceu desde o aborto espontâneo dia 07/12 e tem duas semanas que sinto cólica fraca vai e para bebo remédio e passa. Maia hoje a dor doeu mais eu bebi remédio e passou. Se acha que se eu fizer uma ultrassom se acha que da para ver se tá desenvolvendo insatisfeito mais porque perdi um já.

    • Oi Larissa!!! Um beta de 60 indica gravidez 🙂 mas ainda não dá pra ver nada no ultrassom…. Tem q esperar um pouco mais, querida… Eu faria outro beta em uma semana… Mas vc que sabe. No ultrassom só se começa a ver a gravidez com o beta acima de 1000. Espere 2 semanas e agende o ultrassom ok? 😘

  2. Olá dR Fiz um beta dia 28/12/17 e deu <2.0
    Fiz um beta dia 12/01/18 hoje olhei o resultado deu 60,9 . Tem duas semanas que sinto dorzinha de cólica e vai e passa. Hoje senti um pouco mais fortizinha. Bebi remédio passou. Se acha que o exame deu positivo? Se acha que se eu bater uma ultrassom agora eu consigo ver alguma coisa se eu realmente estiver? Pque tô com medo dia 07/12 tive um aborto espontaneo. E minha regra até hoje não desceu.bjo

  3. Dr. gostaria de esclarecer uma grande dúvida. Doutora dizem que sexo é prazer, é a melhor coisa da vida, é saúde e fazê-lo todos os dias é saudável (o que ouço dizer), só que eu não consigo sentir isso, eu sinto muita dor Doutora e sem contar na dificuldade de dilatação da vagina mesmo eu ter feito inúmeras vezes, ao passar dos dias, meses, vira e mexe eu tenho pontadas como se fosse uma faca pra baixo do umbigo na região da famosa testa kkk, e quando vou ter relações tem vezes que eu nem consigo terminar, e as vezes suporto a imensa dor só pelo meu esposo, queria que você me desse uma alternativa, uma dica ou talvez uma solução. Já procurei ajuda ao posto de saúde da minha cidade mas aqui a situação é precária além de ser difícil a demora é grande, faz alguns meses que fui e a ginecologista me passou um ultrassom endovaginal, mas fui marcar no posto demora 1 ano pra fazer, acredita ?! E a única ginecologista particular é um absurdo e eu não tenho condições. Por favor me ajude!

  4. Drª Bom dia!
    Queria tirar uma dúvida.
    Dia 3 de janeiro menstruei, dia 10 tomei minha injeção, que por sua vez nunca me fez surpresas desagradáveis. No entanto dia 19 desse mesmo mês, após ter relações com meu marido,minha menstruação desceu novamente.
    O que isso pode ser?
    Devo tomar minha injeção novamente?
    Fiz uma endovaginal e deu tudo normal,e o teste de farmácia negativo.
    Corro risco de estar grávida? Porém não deu pra identificar por estar muito recente ainda?
    Me ajude por favor,o que devo fazer agora?
    Devo tomar minha injeção novamente?
    Tomo sempre no oitavo dia.
    Tomo preg lees.
    Obrigado

    • Oi Carine, tudo bem? Qualquer anticoncepcional pode causar sangramentos. Se você usa ele regular o e o beta deu negativo, não tome outra dose. Cai atrapalhar seu ciclo todo. Procure seu ginecologista pra ele avaliar se vale a pena mudar o método anticoncepcional 👍

    • Dia 19 quando desceu ,da mesma forma parou e desceu novamente dia 20 com um fluxo muito maior que o normal.
      E está até agora sem nenhuma aparência que vai embora.
      E quando me movimento ,aí é que desse mesmo.
      Até parece uma torntorneira saindo água direto.
      E meu fluxo normal não é assim
      Mês de dezembro veio e se passei 4 dias foi muito.
      No final até saiu um sangue escuro e meio macento. Mais achei que fosse normal por conta da injeção.
      Será que estava grávida e perdi.
      Pois agora em janeiro comecei a usar um remédio para cabelo e unha.
      Levitam hair.
      Mais não fala sobre descontrole hormonal ou menstrual.
      Me preocupo pq não sei o que pode estar havendo.
      Se estou grávida?
      Se pedir?
      S devo tomar meu remédio novamente no meu oitavo dia.?
      Se faço um enxame de sangue?
      Desculpe tantas perguntas Drª
      Boa tarde e mais uma vez obrigado.

      • Carine, procure seu ginecologista pra que ele te passe um remédio para parar o sangramento. Tenho certeza de que não é gravidez. Assim que o sangramento parar, faça um ultrassom. Com certeza seu médico vai pedir. 😘

  5. Mais a senhora acha que pode ser algo grave?
    Tem como eu ter me machucado na hora H kkk? Por isso esse sangramento?
    Essa ultrassom vai servir para avaliar o quê?
    Será que tem como a endo não ter conseguido vê algo de grave?

  6. Boa tarde, tenho sentido muita dor antes mesmo da menstruação chegar, e forte dores nas coxas como se estivesse sendo rasgada quando estou menstruada, fui a ginecologista e ela me pediu a endovaginal, mas não me informou nada sobre e estou muito preocupalda, pois não sei o certo oq devo fazer como me preparar……
    Gostaria de orientações
    Desde ja obrigada!..

  7. Minha mãe está com um pouco de sangue e la esta na pós menopausa. Ela fez um ultrassom e mostrou que o endométrio está com 10mm . pode ser cancer?

    Chelle

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: