Quando é a hora certa de ter filhos?

quando ter filhos

Oi meninas!

Ah, se todo mundo soubesse e pudesse responder essa questão tão facilmente…

Nem toda mulher quer ter filhos, acredite, e toda mulher que quer, nem sempre consegue por infinitas razões. Aqui deixarei de lado as gravidezes indesejadas e não esperadas e enfatizar a mulher saudável, sem doenças orgânicas, que fazem planejamento familiar sério.

Fertilidade feminina

Todo mundo sabe que o corpo da mulher tem um relógio biológico interno que bate sem cessar a partir dos 30 anos. Mesmo uma mulher que nunca pensou em ter filhos, quando chega aos 30 anos passa a ter esses pensamentos com mais frequência. Aos 35 anos a mulher apresenta uma queda considerável na fertilidade e um aumento nas chances de se ter um filho com síndromes genéticas. (Tem post só sobre isso!) A maioria dos casais sempre pensa em se estabilizar financeiramente e profissionalmente primeiro antes de engravidar, mas se esquecem que o corpo não pode ser totalmente controlado.

É claro que ter uma profissão estável e, principalmente, um relacionamento estável são cruciais para que se possa começar uma família. Vejo uma distorção de conceito entre as jovens hoje, em que ter um filho se tornou status, quanto mais cedo se tem, mais “mulher” se torna. Até parece que fazem um concurso de quem irá engravidar primeiro… Muitas delas não estudam ou nem pensam numa carreira e acham “lindo” ter filho… Estou falando de meninas (e não mulheres) de 14 a 20 anos que encontram o primeiro namoradinho e já começam a vida sexual sem terem noção do que é pôr um filho no mundo e quais as responsabilidades que vêm junto com ele.

Não, gente, filho é coisa séria. Não é um presente que você compra ali, brinca e se diverte com ele e quando cansa, dá pra a avó cuidar. Ter filho todo mundo pode, ser mãe já é bem diferente.

Somos muito ansiosos em relação ao futuro. Faz parte do ser humano. Claro que queremos estudar, nos profissionalizar e também encontrar alguém companheiro nessa vida. Sim, seria ótimo se a gente pudesse fazer tudo isso bem programadinho, passo a passo, com tempo de sobra para pensar em filhos… mas a vida vai passando, o tempo vai passando, as pessoas vão estudando e subespecializando e quanto mais estudam, mais têm trabalho para fazer…. Uma coisa vai puxando a outra e de repente… os 35 anos chegaram,  ou 38, e você está lotada de compromissos e não cabe um filho na sua agenda. Ou se cabe, não consegue engravidar… E agora?

Quando planejar para engravidar

Tempo perfeito para ter um filho, pouquíssimas mulheres conseguem. Quase sempre vai haver um trabalho para fazer, um curso que ainda não acabou, uma viagem que ainda não realizou, e o tempo é cruel. Ele passa mesmo. Idade certa não tem, mas eu diria biologicamente, entre 25 e 30 anos e pela estabilidade profissional, entre 30 e 35 anos. Antes disso é tempo de crescer, de estudar, de namorar (com responsabilidade) e depois disso, o tic-tac do relógio biológico está a mil por hora e seu corpo pode não estar mais funcionando como deveria. O remorso deve ser gigantesco, não?

É claro também, que se sua vida tiver uma tempestade de problemas, ter um filho não é a melhor escolha.

Leiam meu outro post sobre a fertilidade feminina e reflitam um pouco sobre o momento que estão vivendo… Não deixem o tempo passar despercebido, queridas… A vida é preciosa e ter filhos é uma experiência que nos dá o grande ensinamento dessa vida sobre nós mesmos.  😛

Faça seu comentário, pergunta, ou deixe uma idéia para um novo post 🙂

Um comentário sobre “Quando é a hora certa de ter filhos?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: