Oi meninas!
Hoje eu trouxe um assunto muito pedido por vocês: queda de cabelo!!!
Uma das principais causas de consultas ao dermatologista e é por isso que resolvi escrever sobre o assunto, porque muitas de nós gastamos horrores de dinheiro nas “Lojas Rede” da vida, ou compramos pela internet um creme milagroso e nada funciona…
Por que? Por que possivelmente o problema deve ser interno! O fio do cabelo é pura queratina gente, não tem vida nenhuma ali. O importante está na raiz. É la que existe o bulbo capilar, que tem células com vida e aonde a gente precisa agir. Muitas pessoas não dão a mínima pro couro cabeludo, mais é através do bom cuidado dele que podemos ter cabelos bonitos.
Vamos do começo
Primeiro: todo cabelo um dia cai. Isso é natural e faz parte do ciclo de vida dele. É importante diferenciar a queda natural da queda patológica, exagerada. De repente você pode ter passado por uma fase meio estressada, como uma viagem inesperada, casamento, perda de um familiar, problemas no trabalho e começa a reparar que seu cabelo está caindo mais que o normal. Às vezes a gente até se assusta com o bolo de cabelo nas mãos na hora do banho…
Quem faz o exame do couro cabeludo é o médico dermatologista. Só ele pode avaliar se estamos tendo uma queda acentuada ao não dos cabelos.
Então, antes de querer gastar milhões em shampoos e cremes que prometem milagres, procure um bom dermatologista e faça uma avaliação extensa sobre possíveis causas internas do seu problema. Falarei mais sobre as principais causas em breve.
sabe-se que por volta de 10% dos fios da cabeça caem por dia e isso é normal. Se contarmos daria mais ou menos 100 fios por dia. Essa queda não provoca calvice.
Entendendo um pouco mais sobre a vida dos cabelos
O nosso cabelo tem um ciclo de vida muito bem definido, mas nem todos os fios estão na mesma fase, senão passaríamos algumas fases carecas e outras com cabelo! kkkk O tempo de crescimento do cabelo é determinado geneticamente e varia de pessoa pra pessoa, durando em média de 2 a 6 anos. Vamos às fases de crescimento do cabelo:
Fase anágena
É a fase de crescimento, onde o cabelo atinge o seu comprimento máximo, aí vai depender do quanto essa fase dure para você ter ou não um cabelo grande. Em média, ela dura 3 anos. Algumas pessoas que têm essa fase mais curta, nunca alcançarão aquele cabelo enorme dos sonhos
Fase catágena
É uma fase de transição, onde ocorre a interrupção do crescimento do fio e dura algumas semanas.
Fase telógena
É a fase de queda do cabelo, onde o fio se desprende do couro cabeludo. Pode ser penteando o cabelo, no banho ou espontaneamente. Dura em média 3 meses. Então um novo fio de cabelo nasce na mesma raiz e um novo ciclo começa.
No dermatologista
Primeiramente o dermatologista irá conversar com você, ouvir sua história e suas queixas. Depois ele fará um exame clínico, ou seja, vai olhar seu couro cabeludo e conferir como está seu cabelo. Ele poderá fazer alguma tração para ver quantos fios se soltam na mão dele, podendo dizer se está normal a queda ou exagerada.
Só em seguida, te pedirá pra fazer uma bateria de exames para ver se existe alguma vitamina, elemento químico ou hormônio fora da concentração normal.
Queda anormal dos cabelos
As causas mais comuns são:
Eflúveo Telógeno
O nome é complicado, mas isso ocorre quando mais de 100 fios caem por dia, não necessariamente estando na fase telógena. As principais causas são:
1. Pós parto ou pós-amamentação (o meu caso, nas duas gravidezes…)
2. Uso de anticoncepcionais
3. Regime muito exagerado, com pouca ingestão de proteínas.
4. Deficiência de zinco e ferro
5. Outras alterações hormonais
6. Fatores estressantes por tempo prolongado
O tratamento vai depender da causa, por isso, cada paciente é único e os medicamentos são individualizados. Normalmente incluem shampoos, loções para estimular o crescimento de novos fios e comprimidos para suprir alguma deficiência alimentar. Então não se AUTOMEDIQUE, pois o que está alterado em você pode não estar alterado no outro.
Alopécia Androgênica
É a famosa “careca”, ou calvície, em termos médicos. São aquelas entradas nas regiões laterais da testa e é mais frequente nos homens. Quanto mais cedo começar a aparecer as falhas, maior E mais ampla é sua evolução.
Já nas mulheres é um pouco diferente. Os fios dessas regiões vão ficando ralinhos e poucos. Apesar de se ver o couro cabeludo, não se forma uma “careca” propriamente dita. A causa é hereditária e tem a participação da testosterona, o hormônio masculino (Sim, nós temos hormônios masculinos, mas em quantidades baixinhas). Nessas mulheres as raízes capilares são mais sensíveis aos hormônios masculinos que interrompem de forma abrupta a fase anágena (de crescimento). Existem muitos medicamentos e tratamentos milagrosos na internet. Sempre desconfie. Só o seu dermatologista pode te aconselhar da melhor forma possível.
Alopécia Areata
É muito conhecida como “pelada”, ocorrendo principalmente no couro cabelo ou na área da barba. As áreas sem cabelo são arredondadas ou ovais, podendo ser únicas ou múltiplas e não apresentam nenhum outro sinal, como inflamações, coceira, etc. As causas ainda são desconhecidas. O tratamento é individualizado e normalmente eficaz.
Conclusão
Claro que existem inúmeras outras causas para a queda de cabelo, mas listei as mais comuns. De tudo o que eu disse, dá pra notar que o mais importante é saber a causa interna da queda exagerada dos cabelos antes de gastar fortunas em shampoos e tônicos milagrosos, certo?
Gostaram do conteúdo? Num outro momento falarei de alguns cuidados gerais e específicos que devemos ter com os nossos cabelos e ajudar a prevenir sua queda.
Beijinhos no coração!
Texto revisado pela grande amiga e dermatologista Dra. Hellise Lana (@drahelliselana)