Pensando em engravidar mais rápido?

engravidar

Como se preparar antes de engravidar

Vamos começar a pensar em mudanças não só na época, mas desde antes de engravidar. Seria recomendável que você começasse a fazer algumas mudanças de comportamento um ano antes de engravidar, como praticar exercícios físicos, ter uma alimentação balanceada, reduzir consumo de álcool e, se estiver acima do peso, emagrecer um pouco. É melhor pra você, pro bebê e para o ultrassonografista também! 🙂

Comece a tomar ácido fólico pelo menos 3 meses antes de realmente começar a tentar engravidar, pois ele reduz o risco de malformações do sistema nervoso do bebê. Faça uma revisão com seu ginecologista através de exames de sangue e ultrassom para saber se está tudo em ordem e não se esqueça de olhar se o cartão de vacinação está em dia. Aqui deixo algumas dicas pra você começar a planejar.

Dica 1
Saiba quando você está ovulando

Este possivelmente é o maior segredo para se ter mais chances de engravidar: saber exatamente o período, ou melhor, o dia que você está ovulando. E calma, o nosso corpo nos dá super dicas com alguns sinais que você vai aprender agora.

Existem alguns métodos comprovados cientificamente para te ajudar a saber quando é o seu período fértil. Vamos a algumas delas:

Calcular o dia da ovulação e o período fértil:
Basicamente só serve para quem tem ciclos regulares. Pra quem tem ciclos irregulares pode ter mais dificuldade  pra identificar a ovulação, infelizmente. Você precisará (a não ser que você já saiba) deixar a menstruação descer por uns três meses consecutivos e anotar tudo num calendário: o primeiro dia que ela chegou, quantos dias durou e quando ela veio de novo. Assim, você terá uma média de quantos dias o seu ciclo tem.

A grande maioria das mulheres tem ciclos de 28 dias, mas pode haver mulheres com ciclos mais curtos ou mais longos. O importante é que 14 dias antes da menstruação chegar, ocorre a ovulação, o seu dia mais fértil.
Vamos pegar o ciclo de 28 dias para ter uma noção:
– Dia 1: é o primeiro dia da menstruação
– Dia 14 (28-14 dias): Ovulação!
– Dia 28: dia em que menstruou novamente

O período fértil vai desde 3 dias antes até 3 dias depois da ovulação, então pelo exemplo acima, seria durante os dias 11-12-13-14-15-16-17.

Um exemplo prático para uma mulher com ciclo de 28 dias que teve o primeiro dia do ciclo no dia 5 de Janeiro:
– Dias 5-9: menstruação
– Período fértil: 15 a 21 sendo a ovulação no dia 18
– 1 de fevereiro: nova menstruação

Da mesma forma, quem usa esse método para não engravidar, deve evitar relações nesses dias férteis.

Método de Billings
Depende somente da observação e manuseio do muco cervical (a secreção que sai pela vagina naturalmente durante o mês), mas para isso você precisa se conhecer mais. Entendendo o seu corpo mais um pouco:

– Logo após a menstruação você vai notar que não há qualquer tipo de secreção ou existe uma secreção esbranquiçada: isso significa que você está infértil nesse período.

– Fase de transição (entre o fim da menstruação e a fase fértil): a secreção começa a ficar mais pegajoso e esbranquiçado.

– Período ovulatório: o muco fica mais escorregadio e muito elástico, igual a uma clara de ovo

Método: Você deve introduzir um ou dois dedos na vagina, pegar uma pequena quantidade de muco, colocar a secreção entre o polegar e o indicador, pressionar um contra o outro e ir abrindo os dedos devagarinho para ver até onde o muco se “estica”. Vale ressaltar que se você estiver com algum corrimento vaginal, do tipo candidíase ou outro, pode afetar a secreção e não ser possível adotar o método.

muco

Observação 1: O óvulo tem vida curta, durando somente 24 a 48 horas. Após esse período ele é reabsorvido pelo corpo. O espermatozóide tem mais tempo de vida e pode viver dentro de você até 48 a 72 horas.

Observação 2: Algumas mulheres têm muita dor pélvica durante a ovulação, então elas sabem direitinho se estão ovulando ou não. Esse sintoma tem um nome em alemão: Mittelschmertz, que significa “dor do meio”, indicando a dor no meio do ciclo.

Dica 2
Esteja no lugar certo na hora certa

Sabendo a data certa da sua ovulação, faça o cálculo do seu período fértil e tenha relações em dias alternados para aumentar as chances de uma gravidez. Como os espermatozoides sobrevivem no seu corpo por até 3 dias, você tem alguns dias a mais para “treinar” 🙂

É claro que você não precisa ter relações só durante esse período! Namore muito seu parceiro e não transforme seus dias férteis somente num período de procriação, sem haver cumplicidade e romance entre vocês. Isso pode prejudicar o relacionamento e não é isso que você quer agora, certo?

Dica 3
Fique um tempo deitada depois do sexo

Uma questão ainda controversa, mas em 2009, pesquisadores holandeses de uma clínica de fertilização em Amsterdã, fizeram uma pesquisa com mulheres que se submetiam à inseminação artificial e chegaram à conclusão de que as mulheres que ficavam 15 minutos deitadas após a inseminação tinham 50% mais chances de engravidar do que as que se levantavam logo a seguir.

Bom, mesmo que não seja comprovado cientificamente, não custa nada dar uma forcinha aos espermatozóides, né?

Dica 4
Não fique muito ansiosa

O corpo da gente tem alguns segredinhos que podem nos ajudar em muita coisa. Por exemplo, o stress e a ansiedade alteram (pra pior) um lugarzinho específico no cérebro que regula justamente os hormônios da ovulação. Olha que coisa! Então, se você ficar muito ansiosa ou ter muita pressa pra engravidar, isso pode acabar tendo um efeito contrário e reduzir as suas chances de engravidar.

Tente tornar essa fase em algo divertido com o seu parceiro e faça o máximo para se despreocupar. Não faça nada às pressas. Se  possível, viaje, saia da rotina e curta esse momento de vocês porque, “curtindo”, ao invés de “estressando”, pode até aumentar suas chances de engravidar.

Se no primeiro mês de tentativa as coisas não tiverem dado certo, não se desespere! Logo logo ela vai acontecer.

Dica 5
Lembre-se que a fertilidade feminina é passageira

Discuti esse tema neste post!
Não espere muito tempo para por em prática o desejo de ser mãe.

Quando procurar ajuda médica?

Procurar ajuda médica vai depender da sua idade e do tempo que está tentando engravidar. Mulheres com menos de 35 anos só são consideradas inférteis após 1 ano de tentativas sem sucesso. Antes disso é considerado normal essa espera. Mulheres entre 35 e 40 anos devem procurar ajuda após 6 meses de tentativa frustradas. Se você tem mais de 40 anos, pode procurar um especialista sem ter que esperar. Lembrando que “tentar” não significa necessariamente ter relações todos os dias. Isso é muito otimista. Mas deve-se ter uma quantidade razoável de tentativas durante o mês, em especial durante o período fértil.

Por último, mas não menos importante, o seu parceiro também deve fazer exames (espermograma) para ver se está tudo 100% com os espermatozóides dele antes de você achar que é tudo culpa sua.

Faça seu comentário, pergunta, ou deixe uma idéia para um novo post 🙂

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: