Como manter a pele jovem

pele jovem

Oi meninas!!!

Hoje em dia o que mais se vê em revistas e televisão são propagandas de como cuidar da pele, com cremes anti-idade, protetor solar, hidratantes, etc…

A propaganda é muita e os produtos são infinitos, servindo pra todo tipo de problema de pele… mas uma coisa é certa: a proteção solar é a mais importante de todas. A poluição diária, maquiagem, suor, tudo contribui para obstruir os poros, aumentar a oleosidade da pele e vai contra uma pele saudável. Limpar o rosto diariamente, retirar a maquiagem completamente, hidratar e proteger-se contra os raios solares são pontos importantes para que a pele continue renovada e permaneça bonita por mais tempo.

A gente vê na televisão essas atrizes maravilhosas que parecem nunca envelhecer, ficando mais bonitas a cada ano. Elas têm acesso a esses procedimentos com muita facilidade. Não é milagre não, gente…

É claro que as ruguinhas e linhas de expressão afetam nossa auto-estima e queremos nos livrar delas. Mas nada de plástica aos 30 anos! Calma, gente… Tudo a seu tempo.

Leia também:
* Câncer de pele e filtro solar
*
 Maquiagem x Proteção solar

O que acontece com a nossa pele?

pele jovem

O colágeno é a proteína responsável por manter nossas células unidas, mantendo os músculos firmes e as ruguinhas longe. Maus hábitos alimentares, fumo e pouca hidratação corporal agem contra essa produção e são causas de envelhecimento precoce da pele. A produção de colágeno começa a cair consideravelmente a partir dos 30 anos ou 25, segundo alguns autores. Ao contrário, uma alimentação rica em proteínas, vitaminas C e E, consumo de minerais como o zinco, ácido fólico e hidratação adequada ajudam o corpo a continuar produzindo essa proteína e retardar o processo de envelhecimento.

 

Alguns cuidados específicos com a pele

1- Protetor solar: deve ser  de ser um ritual diário, lembrando de retocar pelo menos uma vez à tarde. Deve ser usado em dias nublados também. Para quem usa maquiagem, não tem desculpa. Existem pós translúcidos que podem ser aplicados sobre a maquiagem 🙂

2- Limpeza: também deve ser um ritual, especialmente para as mulheres que se maquiam todo dia. Cuidado especial com as limpezas de pele que fazem extração de cravos, pois podem marcar a pele.

3-Peelings de diamante (retirada das células mortas): podem ser feitos uma vez ao mês. É tipo uma raspagem das células mortas e dá uma renovada no aspecto da pele.

4- Cremes e serum anti-idade: Já existem no mercado cremes de marcas conhecidas que já vem com ácido hialurônico e/ou ácido salicílico, inclusive para pele mais oleosas, podendo ser usados por pessoas jovens e mais maduras. O serum é um excelente produto pra quem tem pele oleosa, sendo uma “aguinha” com vitaminas concentradas que hidratm profundamente.

5- Preenchimento das olheiras e do malar (maçã do rosto): são feitos com injeções de ácido hialurônico e dão resultados imediatos. As técnicas de aumento do volume facial trabalham de maneira natural, revertendo a “quadralização” do rosto, que acontece durante o envelhecimento. Pode ser feito em qualquer idade.

6- Radiofrequência: um aparelhinho com uma ponteira de calor controlado pela fisioterapeuta dermato-funcional  ou esteticista  (muito relaxante  e gostoso de fazer!) que estimula a produção do colágeno, mas deve ser feito com frequência para se obter resultados satisfatórios. Ele cuida em especial da flacidez, podendo ser usado para tratar outras partes do corpo.

7- Produtos anti-idade: Estes sim, agem contra os radicais livres, os vilões que causam o envelhecimento da pele, sendo os mais poderosos a Vitamina C concentrada e retinol, derivado da Vitamina A.

8- Dermaroller (microagulhamento): Indicado pra tratar cicatriz de acne, estrias, manchas e linhas de expressão. Não tem idade específica para realizá-lo.

9- Laser de CO2 fracionado: queridíssimo de toda mulher, faz microfurinhos profundos na pele, fazendo com que a pele reaja “fabricando” mais colágeno. Deve-se fazer algumas sessões para conseguir um resultado final. Desvantagem: dói! Mas isso depende de sua sensibilidade.

10- Ácido Polilático (Sculptra®): único no mercado e chegou pra revolucionar! Não é preenchimento da pele. É um produto “top de linha” que é injetado na pele, por volta dos 35-40 anos, que estimulam a produção do colágeno. Não tem efeito rápido, mas a longo prazo. Ajuda em linhas finas e mantém a estrutura do rosto, triangulado.

Os procedimentos podem ser associados, conseguindo resultados melhores. A frequência e a variedade dos procedimentos depende de cada pessoa. Faça uma consulta a um(a) dermatologista, pois é ele(a) quem deve te informar qual a melhor estratégia para você conseguir uma aparência mais jovem e saudável, sem exageros.

Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, deixe sua pergunta registrada 🙂

Texto revisado pela amiga e competentíssima dermatologista Dra. Hellise Lana   😆 @drahelliselana

 

Um comentário sobre “Como manter a pele jovem

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: