Menstruação ou Gravidez?


Oi meninas!

Muitas mulheres confundem sangramento vaginal durante a gravidez com menstruação e nem suspeitam que podem estar grávidas. Os sintomas iniciais da gravidez podem ser confundidos com sintomas pré-menstruais.

Aqui vou tentar esclarecer a diferença pra vocês:

1) Menstruação é uma descamação da camada interna do útero (endométrio) em forma de sangue pela queda brusca dos hormônios femininos. Juntamente com o sangue, saem também vasos sanguíneos que estavam sendo preparados para uma possível fecundação.

2) Durante a gravidez esse endométrio não descama. Fica lá quetinho e se desenvolvendo para que o ovo se fixe e a gravidez prossiga. Portanto, aquela frase que a gente costuma ouvir de que a pessoa menstruou durante a gravidez, engravidou estando menstruada não pode ser verdade…. Na verdade ela teve sangramentos durante a gravidez, não menstruação.

3) A própria implantação do óvulo no útero pode causar um sangramento discreto que muitas vezes é confundido com uma menstruação diferente, que dura um ou dois dias.

4) O sangramento no primeiro trimestre da gravidez é muito comum, e suas principais causas lesões no colo uterino ou na parede vaginal, descolamento precoce da placenta em formação, gravidez ectópica (fora do útero), etc.

Então se você está em período fértil, teve relações sexuais sem proteção, não toma anticoncepcional e teve uma menstruação “diferente” das que você tem costume, pode ser um sinal de que esteja grávida.

Você deve se perguntar:

1) O sangramento veio na época certa que sua menstruação viria?

2) O sangramento tem as mesmas características de sempre?

3) O sangramento tem a mesma duração e volume que suas menstruações?

Sintomas parecidos:

Retenção de líquidos, dor nas mamas, cólicas, humor variado, são sintomas comuns da famosa TPM e de uma gestação inicial.

Atraso menstrual é sinônimo de gravidez?

Claro que não! Existem vários motivos pra uma menstruação atrasar, inclusive emocional. Mas se você tem relações frequentes sem proteção e teve mais de uma semana de atraso menstrual, faça o teste de gravidez (sangue).

Faça seu comentário, pergunta, ou deixe uma idéia para um novo post 🙂

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: