Infertilidade – Mitos e verdades


Oi meninas!

Muitas questões envolvem a infertilidade. Tem muita gente pensando que muita coisa é verdade, quando na verdade não é!

Seguem algumas dúvidas mais frequentes que muita gente tem:

1. Quem tem ovários policísticos não consegue engravidar naturalmente.

Mito! Como já expliquei neste post, quem tem ovário policístico tem uma redução no número de ovulação, mas não indica que não ocorra nenhuma. Muita gente por aí acha que não vai engravidar de jeito nenhum e não se previne gravidez de outras formas.

2. Após os 35 anos as chances de engravidar diminuem.

Verdade! Neste post você verá os números reais das possibilidades de engravidar. Toda mulher já nasce com o número de óvulos definidos e esse número só vai diminuindo ao longo da vida. Quanto mais tarde, menor a fertilidade feminina.

3. É possível engravidar naturalmente com apenas uma trompa.

Verdade! Gente, nós temos dois ovários e duas trompas, basta um lado estar funcionando direitinho para se engravidar. Quem perdeu um ovário, seja por qual motivo for, o outro faz o papel dos dois e ovula todo mês.

4. Nos casais inférteis só a mulher é culpada pela infertilidade.

Mito! Cerca de um terço dos casos de infertilidade são de causas femininas e outro terço são de causa masculinas. O restante se deve a causas indeterminadas.

5. Usar pílula anticoncepcional por muito tempo causa infertilidade.

Mito! O anticoncepcional pode mascarar um problema de fertilidade que você já pode ter e ainda não sabe. Aí quando a pessoa para de tomar pílula e demora engravidar, põe a culpa no anticoncepcional. Porém, o seu uso não causa infertilidade.

6. Mulheres acima do peso podem ter a fertilidade reduzida.

Verdade! A gordura periférica produz um desequilíbrio hormonal que pode levar à Síndrome dos ovários policísticos, causando ciclos longos ou até amenorréia (falta de menstruação), reduzindo muito a fertilidade.

7. Útero retrovertido pode ser causa de infertilidade.

Mito! Antigamente acreditava-se que o útero retrovertido (virado para trás) era uma possível causa de infertilidade. Independente se o útero está pra trás ou pra frente, a vagina e o colo uterino continuam no mesmo lugar.

8. Maconha pode levar a infertilidade masculina.

Verdade! A maconha pode fazer com que os espermatozoides se movam mais lentamente e alteram também a sua forma, fazendo com que não consigam fecundar o óvulo.

9. A posição sexual pode interferir nas chances de engravidar.

Mito! Não gente. O que importa é que o esperma atinja a entrada do colo uterino, e isso não depende da posição.

10. Mulheres que se exercitam demais podem ter dificuldade para engravidar.

Verdade! Aqui entram as mulheres que fazem exercícios em excesso, como as atletas. Essas mulheres não têm quase gordura nenhuma no corpo e isso pode alterar o ciclo menstrual, levando a diminuição da fertilidade.

11. Minha menstruação é certinha, então eu sou fértil.

Mito! Menstruar todo mês significa que em pelo menos 80% dos seus ciclos houve ovulação, mas outros fatores que causam infertilidade podem não alterar o ciclo menstrual, como alterações tubárias, endometriose e outras.

12. O aborto provocado pode levar a infertilidade.

Verdade! Dependendo do método adotado, podem ocorrer aderências dentro do útero (chamadas sinéquias), aderências na região pélvica, caso ocorra infecções e lesões nas trompas, pelo mesmo motivo.

13. Abortos naturais diminuem a chance de gravidez.

Mito! Abortos que ocorrem espontaneamente não atrapalham novas gestações. Recomenda-se esperar alguns meses para engravidar novamente, principalmente se a mulher precisou fazer curetagem para "limpar" o útero.

14. A fertilização in vitro tem 100% de chance de dar certo.

Mito! As taxas de sucesso também são influenciadas pela idade materna e por outros problemas de saúde. Nenhum tratamento para engravidar tem 100% de chance de sucesso. Quanto mais velhos os óvulos, menores as chances.

Faça seu comentário, pergunta, ou deixe uma idéia para um novo post 🙂

Um comentário sobre “Infertilidade – Mitos e verdades

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: