Exame Endovaginal


O que é o exame de ultrassom pélvico endovaginal?

Ultrassom é uma método de imagem não invasivo que estuda os órgãos pélvicos femininos, em especial o colo do útero, útero e ovários. Como o próprio nome já diz, ele é feito por via vaginal através de uma sonda que emite ondas de som e reproduzem imagens numa tela de computador.

Como o exame é realizado?

Muita gente morre de medo só de ouvir falar… A amiga fez e disse que o dela doeu muito e, assim, você já chega na sala para o seu primeiro exame mais tensa do que couro de tamborim… Mas não é bem assim. Vou te explicar desde o começo.

Você será orientada a ir de bexiga cheia ou vazia, dependendo do protocolo da clínica. A bexiga cheia serve para o ultrassonografista olhar por cima da barriga e ter uma visão geral da pelve. Para o exame endovaginal (ou transvaginal), é necessário esvaziar completamente a bexiga para que o útero assuma uma posição ideal para o exame. Você receberá uma vestimenta confortável e deverá ficar em posição ginecológica na cama durante o exame. Quanto mais próxima a estrutura ou órgão estudado da sonda de ultrassom, maiores são os detalhes que se podem obter.

Leia também:
* Síndrome dos Ovários Policísticos
* Endometriose

No momento do exame é colocado um preservativo descartável com um pouco de gel à base de água na ponta, para facilitar a introdução e não causar muito desconforto. A sonda endovaginal é fina e comprida com a ponta arredondada e apenas uma parte dela é introduzida com cuidado na vagina, encostando no colo uterino (a sonda não entra no útero, fica somente na vagina). Um desconforto leve pode acontecer, mas dor, não. (Exceção para quem apresenta alguma complicação ou sofre de vaginismo). Após o exame, uma pequena quantidade de gel ainda pode ficar dentro da vagina.

exame endovaginal

 

O que pode ser visto no exame?

O exame pode ser pedido simplesmente por contar de um check-up ginecológico, pesquisa de dor pélvica crônica ou porque seu médico suspeitou de alguma quando te examinou em seu clínica. É possível estudar todo o útero, o endométrio (camada interna do útero) e também os ovários. São feitas medições do volume do útero que variam de acordo com a quantidade de partos e dos ovários que variam com a menopausa ou não. É possível identificar pólipos, miomas uterinos, cistos ovarianos, ovários policísticos ou possíveis tumores. O diagnóstico de câncer de colo de útero só é feito pelo exame de prevenção, o Papanicolau, não pelo ultrassom. Já as trompas e a vagina são parcialmente visibilizadas. O exame de gravidez de primeiro trimestre (até 12 semanas) também é realizado por via endovaginal. Outras indicações do exame endovaginal seriam o rastreamento da ovulação e contagem do número de folículos existentes nos ovários, chamado “Avaliação da reserva ovariana” que é uma maneira de prever se pode haver algum tipo de dificuldade para engravidar. 

ultrassom
Útero normal com a medida do endométrio.

Quem pode fazer esse exame?

Qualquer pessoa que já teve relação sexual pode fazer este exame, inclusive idosas. Pacientes virgens só podem fazer o exame pélvico transabdominal (por cima da barriga) por questões óbvias. Pacientes que tem essa região mais sensível ou chegam muito ansiosas para fazer o exame podem se queixar de dor ou incômodo. Dependendo do grau de dor, a sonda pode ser retirada e o exame complementado por cima da barriga, mas a paciente deverá encher a bexiga novamente. A menstruação não contraindica o exame, sendo uma questão mais pessoal da mulher não fazê-lo durante os dias de sangramento.

Faça seu comentário, pergunta, ou deixe uma idéia para um novo post 🙂

141 cometários sobre “Exame Endovaginal

  1. Olá Dra.
    Fiz o exame endovaginal pois meu médico desconfiou, a partir de um exame de toque, de um cisto no ovário direito.
    Dito e feito. Enquanto eu fazia o exame, a médica que estava fazendo falou que realmente havia um cisto (disse que parecia ser um dermatoide -não sei se é assim que se escreve-) e para eu nao preocupar pois deveria ser benigno, apesar de nao ser “tipico”. Ela disse para eu retornar ao meu médico e que ele provavelmente pediria um outro exame, tomografia provavelmente.
    Acontece que quando o laudo ficou pronto aparentemente esta tudo normal. Única coisa que foi apontada é esse ovário direito de tamanho reduzido.

    Gostaria de saber se esse cisto apenas é apontada nas imagens do exame ou se houve algum erro da clínica ou da médica. A clínica inclusive errou ao lançar meu cadastro e eu fiz o exame como se fosse outra mulher. Aparentemente corrigiram o erro e me entregaram o exame.

    Mas achei estranho o laudo ser diferente do que a médica me falava durante o exame.

    Enfim. Sou leiga no assunto e por isso fiquei preocupada, nao queria ter que fazer esse exame de novo.

    Muito obrigada e abraços.

    • Oi Isabella, tudo bem? Então, cistos são imprevisíveis mesmo e a médica que viu deve ter visto ele mesmo, mas como sumiu depois, provavelmente não era cisto dermoide. Seria interessante repetir o exame endovaginal pra acabar com qualquer dúvida 👍

  2. Olá Boa noite o médico me passou esse uso endo vacinal estou grávida de 16 semanas, ê possível ver o bebê e o seu sexo?

    • Bom dia Cristiane! O ultrassom endovaginal é indicado para gravidez até 12 semanas. Após isso é feito o obstétrico simples, por cima da barriga. Com 16 semanas eh possível descobrir o sexo do bebê. Só basta ele ajudar 😊

  3. Senti muita dor no pé da barriga e fui pra o hospital vomitei muito e tbm tive pressão baixa o médico apertou minha barriga e falou q podia ser infecção mais me pediu uma ultra endovaginal, será pq?

    • Oi Rayla, td bem? Vc melhorou do mal estar? Espero que sim… O exame endovaginal é sempre pedido em casos de dores pélvicas (no pé da barriga). Ele deve ter te pedido exames de sangue tb, não? De qq forma, é bom fazer 👍

  4. Eu fiz ultra sonografia pelvico
    Após um aborto , mostrei ao médico e ele pediu pra mim fazer uma nova ultra, no momento não tenho como fazer outra, mas devo me preocupa com esse resultado ?
    Utero AVF medindo 13,0 x 9,9 x 9,6 cm com volume de 642,4
    Aumentado de volume, contornos regulares e textura heterogenea..
    Em conclusão a médica da ultra colocou
    Utero aumentado de volume e heterogêneo. Cavidade endometrial bastante espessada e heterogenea.
    Restos oculares ?.

  5. Boa noite , toda ultrassom endovaginal tem a imagem distorcida , por exemplo aonde nos vemos na foto que é nosso lado direito na imagem da endo era o esquerdo ???
    Minha cunhada fez uma ultra e estamos fazendo brincadeiras pra saber o sexo , e de acordo com o método ramzi precisávamos saber o lado em que a placenta esta se formando … Mas mts lugares dizem que toda imagem de endovaginal é distorcida tem lugar que diz que não …

    • Não é a imagem que é distorcida.., as estruturas é que são pequenas… Dependendo da idade gestacional q vc estava qdo fez o exame, não dá pra ver de que lado a placenta está se desenvolvendo… Vc acredita mesmo no método Ramzi??? Obrigada pela pergunta 😘

  6. Canal endocervical fechado
    Eco endometrial presente, bem delimitado, regular, ecogênico.
    Espessura do eco endometrial: 10,32 mm.
    Espessamento endometrial.
    Será que eu posso tá grávida ?

  7. Olá Boa tarde.
    Estou com a menstruação atrazada a 4 meses, Fiz exame de sangue por achar q poderia ser uma gravidez, mais deu negativo, então marquei por conta própria uma Endovaginal. Não procurei um ginecologista antes, tem algum problema?

    • Oi Daniele, td bem? Eh sempre bom ter o acompanhamento de um especialista, mesmo que os exames dêem aparentemente normais. As vezes o que é normal pra vc não seja tão normal assim para o médico. Faça seu exame endovaginal é marque uma consulta com seu ginecologista para ele saber porque você não está menstruando, ok? 😘

      • Ola doutora.
        Fiz meu exame hoje, aparentemente tudo normal; mais vou marcar a conversa com o ginecologista para ele avaliar os resultados.
        Tenho uma dúvida, já faz 4 meses que não menstruo, tive relação sexual desprotegida dia 17 desse mês, no caso são 5 dias após a relação que fiz o exame, se eu estivesse grávida daria pra ver?
        Obrigado por me responder 😙

  8. BOA TARDE!

    Me chamo Yara tenho 25 anos,dois filhos um de seis e uma de um ano e dois meses.
    Depois de ter tido minha filha a mais nova só menstruei após 5 meses(ela nasceu em fevereiro 06/02/2017)
    fiquei pós parto normal).Quando foi agosto veio,setembro e outubro também.Já novembro dezembro(2017) e janeiro e fevereiro de 2018 não desceu.Somente agora em março que veio passando 8 dias de menstruação percebi que não parei de ” menstruar ” . Hoje faço 17 dias “menstruando “.Já fui ao ginecologista o qual me medicou um remédio pra parar o sangramento transamin.
    Já estou no segundo dia tomando o remédio não parou e nem diminuiu.

    Estou com cólicas, dores abdominais,sinto formigamentos mãos e pernas e também já tive dores de cabeça nesse período.
    Só vou retornar ao médico na segunda mais preciso saber o que significa o resultado do meu exame o qual esta abaixo .Na figura apareceu “ENDOMÉTRIO” .
    EXAME(SANGUE) DE GRAVIDEZ DEU NEGATIVO
    ME EXPLIQUE ESTE EXAME POR FAVOR:

    Útero em A.V.F., DE TAMANHO NORMAL,MEDINDO 72 x 45 x 35 MM (L x T x AP) ,
    (volume de 59 cm³) , contornos regulares e textura miometrial heterogênea.
    Colo uterino e canal endocervical morfologicamente normais.
    Endométrio de contornos regulares, medindo 12,5 mm de espessura.
    Ovário direito com aspecto anatômico preservado, medindo 35 x 18 x 26 mm
    (volume de 9,0 cm³ ), apresentando pequenos folículos.
    Ovário esquerdo com aspecto anatômico preservado, medindo 30 x 24 x 25 mm
    (volume de 10,0 cm³ ), apresentando pequenos folículos.
    Ausência de líquido livre na pelve.
    No foi visualizada gestação tópica com mais de 5 semanas.
    Acentuado meteorismo e resíduo fecal.

    • Oi Yara, como vai? Bom, eh muito difícil dar diagnóstico somente pelo ultrassom… A única alteração no seu exame, ao meu ver, foi o miométrio heterogêneo… Um sinal inespecifico, mas q somada às suas cólicas e sangramento que não para, pode indicar endometriose. Reforço que não estou te dando um diagnóstico. É somente uma suposição. Seu ginecologista juntará esses dados, sua história e exames laboratoriais para chegar a uma conclusão, ok? Melhoras! 😘

  9. Boa tarde
    Minha ultima menstruação foi dia 02/02
    E ate hoje não veio. Ja fiz 2 exame de sangue para saber Se tou grávida, e deram negativo. O medico me passou para fazer a Endovaginal.
    Neste caso se eu tiver grávida, eu posso ta fazendo a Endovaginal??

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: